23 março, 2018

Guia de Interoperabilidade ARCHICAD & TQS

Há pouco tempo, a engenharia estrutural recebia dos escritórios de arquitetura, plantas, cortes e fachadasvem papel vegetal ou cópias heliográficas. Com tais plantas como base, eram lançadas as peças estruturais (lajes, vigas e pilares) do anteprojeto estrutural, também em papel vegetal.

Na era CAD (2D) o mesmo era feito, porém tudo em computador, com o mesmo conceito, de “vegetais sobrepostos” para visualização e posicionamento das peças estruturais.

Para o lançamento inicial da estrutura, que começa pelo posicionamento dos pilares, tirávamos partido, para as decisões, da visibilidade proporcionada pela transparência do papel vegetal e depois pela facilidade de visualização das “camadas” nos programas CAD.

Na metodologia BIM, recebemos modelos tridimensionais carregados de informações e não mais papel ou plantas 2D. Neste novo cenário, necessitamos tirar partido, agora, da capacidade dos programas especialistas nas disciplinas de engenharia de “lerem” tais modelos arquitetônicos, posicionarem a base de arquitetura de forma que o lançamento das formas do projeto estrutural possa se desenvolver e que, finalmente, possamos “devolver” o modelo estrutural para a base da arquitetura e continuidade do processo.

Procuramos aqui demonstrar o fluxo de trabalho possível atualmente, entre o ARCHICAD e TQS (programa especialista de cálculo e projeto estrutural).

Pensando nisso, desenvolvemos o Guia de Interoperabilidade ARCHICAD & TQS, para demonstrar o fluxo de trabalho possível atualmente, entre o ARCHICAD e TQS (programa especialista de cálculo e projeto estrutural).

Clique aqui para baixar o Guita de Interoperabilidade ARCHICAD & TQS
.