31 julho, 2017

21 Dias Com o ARCHICAD 21 - Dia 3

Bem-vindo ao 21 Dias Com o ARCHICAD 21. 

O ARCHICAD 21 será lançado no dia 18 de Agosto e durante estes 21 dias vamos trazer as principais novidades da nova versão. Aproveite!

INTUITIVIDADE - Nova Ferramenta Guarda-Corpo 

A ferramenta Guarda-Corpo permite que você crie qualquer Guarda-Corpo típico ou único. Um Guarda-Corpo pode ser associativo aos seguintes elementos 3D: Escadas, Lajes, Paredes, Coberturas e Malhas.

A modelagem do Guarda-Corpos é semelhante à entrada da polilinha e consiste em Nós e Segmentos. A edição de segmentos e nós - inserir, mover ou excluir nós, ou curvar um segmento – afeta a geometria geral dos guarda-corpos e é projetada para a máxima associatividade, impedindo que o guarda-corpo da escada "caia”.

Assim como a Escada, a ferramenta Guarda-Corpo é um elemento hierárquico, que inclui sub-elementos: postes, barras e painéis. Estes são componentes GDL que permitem geometrias versáteis e que também utilizam materiais de construção e/ou perfis complexos. Em qualquer Guarda-Corpo, você pode editar o elemento como um todo ou qualquer um dos seus sub-elementos separadamente, ou em combinação, no modo Edição.



Editor de Padrões da Ferramenta Guarda-Corpo
O Editor de Padrões ajuda você a montar um padrão de guarda-corpo exclusivo e específico para cada segmento. O Editor de Padrões está disponível na parte superior da caixa de diálogo Configurações do Guarda-Corpo. É uma representação simbólica do padrão dos segmento, contendo barra superior, corrimãos, barras, postes internos, balaústres e painéis. O comprimento do padrão é definido pelo poste interno à direita. A área de cinza à direita reflete a repetição do padrão.




O Editor de Padrões é interativo: a seleção na árvore também seleciona no Editor de Padrões e vice-versa. 

Depois de especificar um padrão, você pode definir sua posição dentro do segmento. É possível unificar padrões de segmento.

Modelagem de Guarda-Corpo

A modelagem da ferramenta Guarda-Corpo é baseada em como as polilinhas funcionam no ARCHICAD, por isso sempre visará o maior nível de associatividade possível. Durante a entrada, uma pré-visualização mostra o layout esperado do Guarda-Corpo.

Os Guarda-Corpos seguem os contornos da Escada: clique em cada extremidade de uma escada para criar um Guarda-Corpo associativo de um lado.

As lajes, os telhados e as Malhas (ao contrário das escadas) são elementos poligonais, de modo que qualquer Guarda-Corpo entre dois nós pode correr no sentido horário ou anti-horário em torno deles. Durante a entrada, depois de clicar no começo e nos nós finais, o usuário pode decidir qual direção criar o guarda-corpo