29 julho, 2017

21 Dias Com o ARCHICAD 21 - Dia 1

Bem-vindo ao 21 Dias Com o ARCHICAD 21. 

O ARCHICAD 21 será lançado no dia 18 de Agosto e durante estes 21 dias vamos trazer as principais novidades da nova versão. Aproveite!


INTUITIVIDADE - Nova Ferramenta Escada

A nova ferramenta Escada permite criar, projetar e documentar eficientemente qualquer Escada típica ou exclusiva, em qualquer escala de projeto. A ferramenta Escada foca em um processo de desenho intuitivo e flexível, com gráficos de entrada e edição.

A ferramenta Escada suporta conformidades das normas arquitetônicas com requisitos individuais (por exemplo, estrutural ou documentação). A estrutura da escada e as opções de acabamento refletem a lógica da tecnologia construtiva.

A modelagem da escada pode ser feita em Planta ou na Janela 3D, usando métodos semelhantes às entradas de polilinhas ou paredes.


Assim como a Paredes Cortina, a Escada é um elemento hierárquico. O elemento principal da Escada é composto por múltiplos Sub-elementos, incluindo piso, espelho e elementos de apoio, como vigas, longarinas e estruturas monolíticas ou em balanço.

O Modo de Edição, semelhante àquele usado na Parede Cortina, foi expandido e disponibilizado na ferramenta Escada para permitir uma fácil configuração dos sub-elementos.

A Lógica da Nova Ferramenta de Escada

Os sub-elementos da Escada são componentes GDL, permitindo uma geometria versátil, mas controlados por um esquema comum. A partir do ARCHICAD 21, os componentes GDL também podem incluir Materiais de Construção e/ou Perfis Complexos.

A Escada consiste de segmentos (polilinhas), com giros entre eles. Um segmento pode ser definido como Lance ou Patamar, ou como um dos dois segmentos de Leque. Faça uma escolha entre os Tipos de Giro: Patamar Automático ou Tipos de Leque.


Entrada de Dados da Escada e a Tecnologia de Inteligência Artificial "Solucionadora"

O projeto e construção de Escadas na arquitetura são limitados por normas que diferem de país para país. Estas regras geralmente controlam os intervalos de altura ou comprimento de uma escada, fornecem limites para os degraus, controlam larguras mínimas e comprimentos dos patamares e fornecem instruções detalhadas de construção para escadas helicoidais, por exemplo.

Para ajudar os usuários a projetar escadas que atendam aos regulamentos locais,
a ferramenta Escada do ARCHICAD 21 inclui três abordagens inovadoras:

• um conjunto de regras de construção personalizáveis
• um algoritmo automático de construção da Escada
• uma interface gráfica com soluções automáticas para resolver conflitos.





O que acontece se o caminho de entrada não puder produzir uma Escada válida que também atenda às regras de construção? 

Neste caso, o ‘Solucionador’ aparecerá automaticamente: uma interface gráfica mostrando possíveis variações.


O usuário pode selecionar qualquer solução para ver o feedback gráfico instantâneo de como a escada modificada aparece no contexto da planta baixa antes de escolher a melhor opção.

Assim como as Paredes, as Escadas podem ser ligadas aos Pisos e, portanto, podem seguir as alterações de altura dos pavimentos.

Se a altura do Piso mudar pouco, a altura da Escada também mudará automaticamente (o número de espelhos permanecerão fixos, e somente a altura do espelho aumentará - dentro das regras estabelecidas).


Se a altura do Piso mudar de forma significativa, o ARCHICAD destaca as Escadas afetadas em todo o projeto até que o usuário altere qualquer um dos dados fornecidos (por exemplo, número de degraus ou alturas do espelho).



Quer saber mais? Veja a playlist tutorial sobre a nova ferramenta Escada.