28 junho, 2017

GRAPHISOFT Key Client Conference 2017

O novo sistema de modelagem de escada no ARCHICAD 21 conta com a tecnologia Predictive Design

A GRAPHISOFT é a empresa de software CAD com um notável começo. Os proto-capitalistas trabalhando na Hungria comunista contrabandearam um computador Apple para escrever um software de arquitetura. O software se tornou o ARCHICAD, e o ARCHICAD originou o BIM. Algumas décadas mais tarde, é o software que a Autodesk e o Revit têm que combater na Europa e no Japão. A Europa como um forte mercado para uma empresa propriamente europeia faz sentido, o Japão menos. Uma história susurra em torno de como a Autodesk perdeu o mercado BIM japonês para a GRAPHISOFT em empresas de ponta, e para o Vectorworks (EUA) para PMEs (pequenas e médias empresas). Ambas as empresas pertencem ao Grupo Nemetschek, da Alemanha.


Depois de se sentir insultado, o CEO de uma grande empresa de arquitetura japonesa virou sua atenção para o ARCHICAD, e grande parte do país o seguiu. Agora, a GRAPHISOFT desenvolve o seu software, obtendo assessoria de empresas de design japonês como a Nikken Sekkei, a maior do Japão e considerada a quarta maior do mundo. (Veja a figura 1.) Respeitando o trabalho que os clientes fazem, a GRAPHISOFT viu as vendas na Ásia no ano passado aumentarem em 40%.
Figura 1: a Nikken Sekkei usa o ARCHICAD para projetar edifícios. Esse projeto mostra o conceito para o novo Estádio Nacional do Japão.

Anualmente, a GRAPHISOFT realiza a Key Client Conference, variando a localização entre o Japão e a Europa. É quando a GRAPHISOFT prepara festas noturnas para seus clientes, os encoraja a falar sobre suas realizações a outros clientes e mostra o último lançamento do seu software ARCHICAD. No evento deste ano, em Kyoto, no Japão, alguns de seus clientes mostraram projetos verdadeiramente estupendos. O mais expressivo foi o novo hospital escola da Universidade Sunshine Coast da Austrália, com quatro milhões de metros quadrados, que custou quase US $ 2 bilhões para construir e equipar. Foi projetado pela HDR | Rice Daubney, uma empresa dual-CAD. O proprietário HDR usa o Revit, enquanto a subsidiária recentemente adquirida, Rice Daubney, usa o ARCHICAD. Os dois elaboraram um método para usar ambos os sistemas de CAD, comunicando-se entre eles usando os arquivos IFC (Industry Foundation Classes). Rice Daubney descobriu que poderia acomodar todo o modelo 3D com vários pavimentos em um único arquivo ARCHICAD de 14GB, que até 40 projetistas acessam ao mesmo tempo. Do outro lado, o Revit é notório por se tornar exaustivo quando trabalha com grandes modelos, mas muitos governos esperam que os modelos sejam submetidos no formato RVT. 

Quase todas as empresas que se apresentaram na conferência utilizam o software Rhinoceros e / ou o Grasshopper de Robert McNeel para conduzir e calcular estudos iniciais de design. Como resultado, o CEO da GRAPHISOFT, Viktor Varkonyi, se comprometeu na conferência a expor ainda mais as APIs do ARCHICAD para o Rhino-GH (como a dupla é conhecida) para que seu a dupla possa fazer alterações no modelo 3D do ARCHICAD até mesmo no final do processo de projeto – novamente - a pedido dos seus clientes japoneses.

O que há de novo no ARCHICAD 21

O slogan de duplo sentido para o ARCHICAD 21, "Step up your BIM", se refere as melhorias em geral; mas, mais ainda, ao recurso em destaque: um novo sistema de modelagem de escadas que conta com a tecnologia PredictiveDesign. Em suma, transforma qualquer forma em uma escada, levando em consideração as normas locais. Na conferência, vimos algumas escadas espetaculares projetadas com a nova ferramenta. (Veja a figura 2.)

Figura 2: Ferramenta de modelagem de escada no projeto dentro do ARCHICAD 21

Durante o evento, a Autodesk enviou uma mensagem a um dos editores que noticiaram a conferência, reclamando que o Revit também faz escadas. "Mas não escadas como estas escadas", respondeu o editor.

Escadas não são boas sem Guarda-Corpos, e por isso uma outra nova ferramenta associa guarda-corpos com escadas complexas com um único clique, bem como com outros elementos, como lajes (pisos, tipicamente), telhados, malhas e assim por diante. O editor de Padrões de Guarda-Corpos define como os guarda-corpos devem aparecer e os atualiza automaticamente.

"PredictiveDesign" é o nome dado pela Graphisoft à sua tecnologia de inteligência artificial, algo que vários outros fornecedores de CAD também estão adicionando lentamente aos seus sistemas. A Graphisoft diz que a Inteligência Artificial irá se estender a outras áreas do ARCHICAD nos próximos lançamentos.

Há mais dois novos recursos que eu achei significativos. O ARCHICAD agora possui Detecção de Colisões integrado, e exibe arquivos IFC como uma camada - arquivos de referência atualizáveis que o Graphisoft chama de "Módulos Associados".

O ARCHICAD é pouco conhecido na América do Norte, assim como muitos outros programas de CAD europeus. Em alguns casos, a cultura não se traduz bem, ou então o marketing é ineficaz; no caso do BIM, entretanto, uma vez que um fornecedor de CAD ganha o domínio em uma região, os competidores estão efetivamente bloqueados. Assim, enquanto a Autodesk domina áreas como a América do Norte e a Inglaterra, a GRAPHISOFT se contenta com a Europa e a Ásia.

Mais informações: http://www.graphisoft.com

[Divulgação: A GRAPHISOFT me forneceu passagem aérea, acomodação e algumas refeições.]

Texto Original: http://gfxspeak.com/2017/06/08/graphisoft-client-conference/