18 agosto, 2015

19 Dias Com o ARCHICAD 19 - Dia 18

Bem vindo ao 19 dias com o ARCHICAD 19.

O ARCHICAD 19 será lançado no dia 19 de Agosto e durante estes 19 dias vamos trazer as principais novidades da nova versão. Aproveite!

TEMPLATE - Template BRA Renovado



Estamos quase chegando ao final da nossa campanha 19 Dias com o ARCHICAD 19. 

Um dos nossos desafios para esta versão era fazer uma revisão geral no Template Padrão que vem com o ARCHICAD. Nosso objetivo era, antes de tudo, corrigir os erros, mas também fazer um template mais atraente, mais educativo e mais simples para aqueles usuários de primeira viagem, uma vez que entendemos que usuários avançados desenvolvem seus próprios templates. Queríamos também introduzir, através da interface, ferramentas e modos de trabalho que achamos que facilitam muito a vida do usuário, como, por exemplo, os favoritos.

Para atingir nosso objetivo chamamos uma grande parceira da GRAPHISOFT para desenvolver este template renovado, a Raquel Aoni, agente GRAPHISOFT no Espírito Santo, usuária avançada e muito experiente, consultora registrada, e apaixonada pelo ARCHICAD como nós.

Vejam o que ela tem a dizer sobre o novo template do ARCHICAD 19 BRA:

"Baseado numa experiência adquirida em 12 anos de formação de novos usuários e implementação do ARCHICAD em escritórios de arquitetura e construtoras, o TEMPLATE para o lançamento da versão 19 foi completamente renovado. Este trabalho teve como objetivo principal atender a padrões de localização e buscar uma interface ainda mais dinâmica e atraente para o uso do ARCHICAD.

Neste processo de renovação foram trabalhadas várias áreas do software como Ambiente de Trabalho, Materiais de Construção, Perfis Complexos, Favoritos, Combinações e Conjuntos que vão melhorar o tempo gasto nas tarefas de configuração do Modelo e de organização do Fluxo de Trabalho dentro do ARCHICAD.

O AMBIENTE DE TRABALHO, por exemplo, agora tem as Paletas de Favoritos e Opções Rápidas abertas, que facilitam o primeiro contato do usuário com o software, deixando itens mais à mostra para um acesso descomplicado!


Os ATRIBUTOS da nossa versão Brasileira ganharam novos MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO para aperfeiçoar etapas iniciais de modelagem dos diversos elementos que compõem uma obra como Concreto - Contra Piso, Gesso - Placa e Argamassa Colante. Estes foram alguns dos novos materiais incorporados ao arquivo-base. Também, os Materiais de Construção existentes foram revisados e ganharam novas superfícies e tramas aplicadas.


Além disso, a configuração de todos os FAVORITOS foi completamente renovada e vários novos Favoritos foram criados. Estes novos Favoritos estão configurados para uso em objetos, paredes, lajes, vigas, pilares, aberturas, linhas de cortes e elevações, entre outros tantos elementos de modelagem e documentação, tudo pronto para uso!

Por exemplo, na lista de Favoritos para a Ferramenta CORTE, temos 04 configurações diferentes: Corte Esquemático com Sombra (NBR 6492), Corte Superfície Colorida com Sombra (NBR 6492), Corte Técnico (NBR 6492) - Default e Corte Técnico ID Leiaute (NBR 6492). Cada uma possui uma configuração específica para um determinado fim. O usuário pode explorar as diversas opções a aplicá-las em qualquer etapa de desenvolvimento do seu projeto.


Nas ferramentas de ABERTURAS como PORTAS e JANELAS, os Favoritos atendem aos nossos tipos mais solicitados, como as portas de correr de varandas, portas com superfícies brancas com ou sem soleira, janelas de 02 ou 04 folhas de correr, além de vários outros itens.

Os PERFIS COMPLEXOS agora contam com perfis especiais para atender a um sistema construtivo bastante utilizado no Brasil. Com a combinação de dois novos perfis complexos é possível criar a estrutura de uma Laje Nervurada em poucos passos.
As ZONAS também foram trabalhadas nesta revisão. Ganhamos com exclusividade para a nossa versão Brasileira do ARCHICAD um selo de zona especial para INDICAÇÃO DOS ACABAMENTOS: Pavimento, Parede, Teto, Rodapé e Peitoril/Soleira, cada um com sua respectiva simbologia. Um Favorito chamado "Zona Simbologia Acabamento" foi especialmente configurado para promover a utilização deste novo selo.

Outro item que não posso deixar de mencionar neste trabalho de renovação do Template é o PUBLICADOR, que agora conta com 04 CONJUNTOS PUBLICADORES prontos para serem usados! Eles estão configurados para facilitar publicações de vistas, leiautes e mapas para padrões comuns como DWG, PDF e Excel. Também o Conjunto Publicador Hiper-Modelo BIMx foi criado para tornar a exportação para o aplicativo BIMx muito mais facilitada, de forma imediata!


Espero que este novíssimo Template, completamente localizado, traga aos nossos usuários ainda mais entusiasmo no uso do software. Estou aberta e disponível para receber sugestões de revisão e melhorias para as próximas versões!
Aproveitem o que o ARCHICAD nos oferece de melhor e sejam "Faster than Ever"! ;)


Um abraço a todos,

Raquel Aoni
Consultora Registrada Graphisoft"



Estamos muito contentes com o novo template e totalmente abertos a opiniões e sugestões. Então, se você tiver alguma sugestão para as próximas versões, por favor, mande um email para: templateBRA@graphisoft.com