29 agosto, 2014

Um palpite de oito anos atrás sobre o ArchiCAD 18

por Jared Banks, do blog Graphisoft US, em 26 de agosto de 2014.

An Eight Year Old Guess about ArchiCAD 18

Até alguns meses atrás, se você digitasse "ArchiCAD 18 ″ num motor de busca, você encontrava ou algum site aleatório que usou a palavra "ArchiCAD" e o número "18 ″ em algum lugar no corpo do mesmo artigo, ou você encontraria o post antigo de Miguel Krippahl de 2006. Acredito que o nome do Miguel seja vagamente familiar. Ele é um usuário ArchiCAD de longa data e era um blogueiro frequente (aqui está o site antigo). Como muitos usuários de ArchiCAD apaixonados ao longo dos anos, ele teve uma mudança de carreira... e agora trabalha para Graphisoft — atualmente como o country Manager do Brasil. Para ser honesto, mesmo tendo encontrado o Miguel algumas vezes desde que se juntou a Graphisoft, não estou 100% de certeza exatamente o que significa o título do seu trabalho. Além disso, os usuários ArchiCAD no Brasil estão muito felizes por tê-lo trabalhando duro em seu benefício.¹


O Futuro do ArchiCAD, como foi visto em 2006
Reflita um instante quando você chegar ao final deste post e ler os pensamentos de Miguel de 2006. Ele pinta uma visão muito evocativa do futuro da nossa indústria. E ainda que o seu sonho de ArchiCAD 18 (escrito em um computador que só tinha o ArchiCAD 10 instalado) obviamente não chega em 2014, oferece algumas pistas grandes do presente e do futuro. Não trabalhamos em um ambiente de realidade virtual, mas a facilidade de colaboração e envolvimento de ambos profissionais e não profissionais interessados estão cada vez mais nas manchetes do ArchiCAD todos os dias. Ainda não podemos estar em um edifício virtual, mas podemos estar onde um edifício vai estar e segurar o edifício virtual em nossas mãos.  Ainda não posso transportar um avatar digital de um modelo 3D para outro, mas graças ao BIMserver e agora o BIMcloud, trabalhar com equipes dispersas em todo o mundo, ou mover-se de um projeto para outro, para verificar o progresso é algo que muitos de nós fazemos diariamente sem pensar. E visualizar um projeto não construído à noite, totalmente iluminado, mesmo quando seu projeto conceitual está apenas parcialmente feito? Não é um problema.

E é aqui onde chego no meu caixote mais alto, que está em cima meu caixote mais amplo, que repousa no meu caixote padrão. Ler o post do Miguel e pensar como quase tudo o que ele fala centra-se na colaboração, comunicação e a abertura da criatividade. Como todas essas coisas que ele descreve são facilitadas pelo que temos na mão agora, no real ArchiCAD 18. Claro que falta algumas coisas que ele prognosticou (eu adoraria simulação acústica!), mas podemos explorar e experimentar quase todas as ideias que ele aponta para o futuro. Modelo vivo modificando os clientes; incorporação de outros modelos; visualização do edifício em diferentes momentos do dia e ano; tudo isso e mais deveríamos todos estar fazendo agora. Não preciso dizer que adoro este artigo que Miguel escreveu há quase 8 anos. Eu me deparo com ele a cada dois meses ou anos e sempre me surpreendo com quantos pontos relevantes que ele acerta em cima. E sim, tenho esperado ano após ano até alcançarmos o ArchiCAD 18 para que eu pudesse escrever um post apontando para ruminações do Miguel! Faz favor e leia-o hoje. E depois leia-o novamente em seis meses. Em algum momento, o post será, provavelmente, comido pela Internet e desaparecerá. Então, não espere.

O palpite de oito anos atrás do Miguel sobre o ArchiCAD 18

Miguel and ArchiCAD 18

Ah e se você não está completamente convencido de que o presente e o futuro do ArchiCAD têm tudo a ver com colaboração, comunicação e criatividade, talvez este vídeo possa te ajudar.
Nos próximos artigos iremos falar realmente em detalhes sobre todas as coisas legais que podemos fazer hoje com ArchiCAD 18, mas só vamos sonhar um pouco agora. Sonhar é bom. Certifique-se de seguir a Graphisoft da América do Norte no Twitter. Clique aqui para que você não perca nada!  

¹ Nota da tradução: estamos mesmo!