07 abril, 2016

Saiba porque o ST/MIR Studio Arquitetura Migrou do SketchUp para o ARCHICAD

O escritório de arquitetura capixaba, ST/MIR STUDIO ARQUITETURA, que alternava entre softwares de plataformas CAD 2D e 3D, decidiu melhorar seus processos e aumentar sua produtividade migrando para um software único, onde a integração 2D e 3D fosse automatizada. 

A decisão pelo ARCHICAD, entre outros softwares BIM, aconteceu inicialmente pela forte integração entre o ARCHICAD e o ARTLANTIS, software de Renderização da empresa Francesa Abvent, mas logo outras vantagens foram tornando o processo de migração ainda mais favorável.


“Ao primeiro contato com o ARCHICAD, a interface e a fluidez nos fizeram ter certeza que tínhamos tomado a decisão correta”. 

O escritório que desenvolvia todos os seus modelos virtuais em SketchUp passou a migrar seus objetos, modelos e começou a modelar diretamente no ARCHICAD. 

“Sair de uma zona de conforto onde você já domina completamente determinada ferramenta e começar algo novo, onde no início você terá a sensação de estar sendo mais lento, é complicado. (...) Mas a medida que vamos utilizando mais e mais o ARCHICAD, mais vamos ganhando segurança e aos poucos os vícios dos softwares anteriores vão se desfazendo”.


Para a equipe da ST/MIR STUDIO a principal vantagem está na velocidade na qual conseguem produzir o material gráfico que a obra exige, e concluir etapas de projeto de forma muito produtiva. 

“Terminamos o estudo preliminar e estamos praticamente prontos para o projeto legal. Terminamos a apresentação de um ambiente decorado e o projeto está praticamente pronto para a execução”.

Embora experientes no processo de modelagem 3D, a equipe estava insatisfeita com as horas gastas em retrabalho gerado pelas inúmeras alterações de projeto. 

“Nós sempre trabalhamos em 3D, é nossa metodologia de projeto e principal ferramenta. O problema estava após a aprovação do projeto pelo cliente: praticamente refazer todo o projeto em 2D para legalização e para abastecer os fornecedores/obra. O BIM permite que consigamos transitar entre anteprojeto, projeto legal e detalhamentos com muito mais fluidez e velocidade”.


Em pouco tempo de uso o escritório de arquitetura demonstra grande satisfação com o ARCHICAD e estão com planos de avançar com a tecnologia BIM para além da fase de documentação de projetos: 

“Estamos expandindo as atividades da empresa para o gerenciamento das obras, que já é uma forma de garantir que o projeto será executado com mais qualidade e fidelidade. Com a implementação do BIM como ferramenta de projeto, temos facilitado o processo de orçamento e quantificação de material que será utilizado na obra, podendo prover aos nossos clientes um orçamento mais preciso e, claro, mais agilidade nas etapas de projeto. Esperamos que o ARCHICAD nos ajude bastante nessa nova etapa”.

Equipe: Arq.Renato Santana | Arq.Thadeu Miranda | Eng.Beatriz Miranda


Sobre a ST/MIR STUDIO ARQUITETURA
ST/MIR STUDIO ARQUITETURA é uma empresa de arquitetura, design de interiores e gerenciamento de obras, de Vitória -ES. Tem como principal conceito a arquitetura contemporânea. Seus projetos unem funcionalidade e minimalismo com materiais e texturas característicos do design brasileiro. A empresa produz desde a conceituação inicial do projeto até a execução e o gerenciamento da obra, passando por todas as etapas do processo; e tem como padrão trabalhar totalmente em ambiente 3D, com tecnologia BIM e softwares de renderização e pós-produção. Facebook: facebook.com/stmirstudio | Instagram: @stmirstudio | www.stmirstudio.com |

Sobre a GRAPHISOFT
GRAPHISOFT® iniciou a revolução BIM em 1984 com o ARCHICAD®, o primeiro software BIM de indústria para arquitetos. A GRAPHISOFT continua a liderar a indústria com soluções inovadoras, como o seu revolucionário BIMServer®, o primeiro ambiente de colaboração BIM em tempo real do mundo, o EcoDesigner™, a primeira solução de análise energética em BIM totalmente integrada do mundo e BIMx®, app móvel líder para visualização BIM. A GRAPHISOFT tem sido parte do Grupo Nemetschek desde a sua aquisição em 2007.

Conheça mais e baixe uma versão de avaliação gratuita: www.myarchicad.com