23 março, 2016

cwbim: Uso do ARCHICAD no Detalhamento de ACM Gera Economia na Construção

A cwbim, empresa de engenharia de Curitiba, que usa o BIM em todos os seus processos, nos conta o caso da Escola Internacional de Curitiba, um exemplo claro de como o uso do BIM pode gerar uma economia direta na construção, evitar retrabalho e perda de material.

O caso da Escola Internacional de Curitiba, realizado em 2015, apresenta um aspecto importante da metodologia da cwbim: o detalhamento de um projeto ao nível de construção, ou seja, planejar um projeto com todos os elementos necessários para levar à obra e evitar decisões no canteiro, que frequentemente acarretam retrabalho e perda de eficiência.

O escopo deste caso consistia em montar uma fachada de material ACM (placa de alumínio composto), que revestia todo o entorno do ginásio de esportes da Escola. O ACM é um material muito peculiar e tem custo alto e prazo de fornecimento extenso. O prazo, por ser um material importado da China, é de cerca de 120 dias para chegar ao Brasil. Sendo assim, é um item crítico na fase de planejamento e requer cuidado na hora da decisão de compra.

De acordo com as construtoras, o problema comum na hora da compra de ACM é a compra em excesso, gerando um gasto elevado e, ao fim, uma sobra que depois não seria utilizada.Por outro lado, se o material é comprado em menor quantidade, obriga a construtora a fazer mais um pedido, que levaria mais 120 dias. Esse desgaste poderia ser maior caso a tonalidade da placa fosse diferente, o que resultaria em mandar novamente para o fornecedor e solicitar a cor certa. 

Neste projeto, a cwbim fez um levantamento baseado na elevação do projeto, o que resultou em uma necessidade de cerca de 1.600m2 de ACM. Porém, quando a construtora foi comprar o material, o fornecedor de placas salientou que seria importante 2.200m2 devido ao grande número de perdas que poderia ocorrer na hora de inserir as placas na fachada (cerca de 30%).
Para tentar conseguir o número mais próximo da primeira contagem realizada no projeto, a construtora solicitou que o instalador de ACM explicasse como é a execução da preparação e instalação da placa; desde o manuseio até o encaixe do material. Utilizando o conhecimento apresentado, a equipe da cwbim ajustou o projeto com todas os detalhes necessários, com o objetivo de ter a menor perda possível. 




Para atingir esse objetivo, a cwbim escolheu o software GRAPHISOFT ARCHICAD, devido a sua flexibilidade e capacidade de classificação dos elementos geométricos. Visto que o ACM não é um elemento padrão dentro de qualquer software BIM, o uso dessa plataforma se mostrou adequado e a partir da modelagem de elementos primitivos, foi possível uma extração exata e precisa do revestimento.






Ao finalizar, a quantidade necessária passou a ser 1.800m2, ou seja, 200m2 a mais do primeiro levantamento realizado e 400m2 a menos do que foi proposto comprar. Neste orçamento já está incluso a perda de 8% do material, o que é normal em qualquer obra. O grande desafio foi o de passar confiança neste número dentro da obra. Por segurança, o construtor do empreendimento solicitou que fossem compradas 10 placas a mais (totalizando 75m2).

Ao final da construção, o resultado foi satisfatório: o projeto realizado pela cwbim estava com a contagem de ACM correta, sobrando as 10 placas compradas a mais. A precisão foi satisfatória, não gerou desperdício de material e também evitou atrasos ou novos pedidos de ACM. A obra foi entregue no prazo estipulado. 


De acordo com a cwbim, o trabalho da empresa é analisar o que é crítico na obra e quais as partes que faltam para ter uma melhor “construtibilidade”. "Nós identificamos os pontos chaves da obra e estes foram desenvolvidos em um nível de detalhes construtivos, ou LOD 400. Neste caso em especial, como era uma escola e o cliente final não tinha tanta familiaridade com construção, havia certa dificuldade na comunicação entre cliente- construtora e, como nosso projeto foi assertivo, o modelo conseguiu simplificar esse diálogo", revelam.


Por Rhaissa Sizenando, assessora de imprensa - cwbim

Sobre a cwbim
A cwbim Engenharia Digital, localizada em Curitiba - PR, presta serviços utilizando abordagens técnicas inovadoras, tecnologia digital e tratamento de grandes quantidades de dados para fazer frente aos desafios na busca pela eficiência da Indústria de Construção Civil. Esse conjunto de habilidades é chamado Engenharia Digital. A Engenharia Digital torna todas as fases de um Projeto mais eficientes, desde a Viabilidade até a Construção, incluindo Engenharia, Planejamento & Controle, Compras e Qualidade. Entre seus clientes estão incorporadores, construtoras, escritórios de arquitetura e escritórios de projetos. Sua missão é tornar acessíveis tecnologias para o desenvolvimento da Engenharia de seus Projetos que reduzam custos, cronogramas, riscos, desperdícios e impactos ambientais, melhorando o espírito de colaboração entre os participantes do Projeto, e apoiando o entusiasmo na busca de soluções no ambiente da construção civil.  www.cwbim.com.br

Sobre a GRAPHISOFT
GRAPHISOFT® iniciou a revolução BIM em 1984 com o ARCHICAD®, o primeiro software BIM de indústria para arquitetos. A GRAPHISOFT continua a liderar a indústria com soluções inovadoras, como o seu revolucionário BIMServer®, o primeiro ambiente de colaboração BIM em tempo real do mundo, o EcoDesigner™, a primeira solução de análise energética em BIM totalmente integrada do mundo e BIMx®, app móvel líder para visualização BIM. A GRAPHISOFT tem sido parte do Grupo Nemetschek desde a sua aquisição em 2007.