21 maio, 2015

Trimble e Nemetschek Group Fazem Parceria para Expandir a Adoção do BIM (Building Information Modeling) Através de Projeto, Construção e Operação

As empresas colaboram para promover a abertura e a interoperabilidade entre suas carteiras de soluções.

BUDAPEST, 04 de maio de 2015 - GRAPHISOFT®, o desenvolvedor do principal software BIM para Arquitetura, revelou que a sua empresa líder Nemetschek Group (XETRA: NEM) e a Trimble (NASDAQ: TRMB), líder em soluções digitais para a os mercados de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), anunciaram hoje que formaram uma aliança estratégica para expandir a implantação do Building Information Modeling (BIM) em todo o ciclo de vida Projeto- Construção-Operação (PCO) dos edifícios. A aliança vai enfatizar abordagens colaborativas para a modelagem de projetos e gestão 5D da construção através da integração de dados entre uma variedade de produtos das empresas.



O anúncio foi feito hoje na Lake Constance 5D-Conference 2015 realizada esta semana em Constance, Alemanha.

Trimble e Nemetschek irão compartilhar seu extenso mercado global e expertise em tecnologia, e colaborar em iniciativas para impulsionar uma mudança de paradigma no desenvolvimento e adoção de tecnologias para a indústria AEC e construtores.

As empresas pretendem:

  • Compartilhar formatos de dados de forma transparente para apoiar novas soluções e promover a interoperabilidade entre produtos selecionados no fluxo de trabalho em todo o ciclo de vida PCO;
  • Estreitar a conexão de soluções de Projeto & Construção Virtual (PCV) com dados reais de campo e objetos reais no mundo físico;
  • Suportar a interoperabilidade e a longevidade dos dados do projeto para todo o ciclo de vida do projeto;
  • Manter os seus respectivos e firmes compromissos com padrões abertos e fluxos de trabalho que beneficiem toda a indústria - ao invés de fornecedores individuais.


Abrir, interligar e interoperar ​​via Trimble Connect

Trimble e Nemetschek planejam alavancar a plataforma de colaboração Trimble® Connect para integrar os fluxos de trabalho e criar maior interoperabilidade entre um seleto grupo de soluções Trimble - incluindo SketchUp, Tekla Structures, Vico Office, Trimble Prolog®, Trimble Field Link e MEPdesigner para SketchUp - e soluções do portifólio da Nemetschek, tais como Allplan, ARCHICAD, DDS, Scia Engineer, Vectorworks e Nevaris.

Ambas as empresas estão empenhadas em abrir padrões e fluxos de trabalho - uma
abordagem que emerge rapidamente para o projeto colaborativo, construção e operação de edifícios. Com as soluções da Nemetscheck suportando a plataforma Trimble Connect  -  um ambiente de colaboração baseado na nuvem que se caracteriza como um ambiente aberto para fluxos de trabalho AEC baseados em BIM - Trimble e Nemetschek estão coordenando seus esforços para oferecer as melhores soluções possíveis para os clientes.

"Através do espectro Projeto-Construção-Operação, os clientes querem a liberdade de escolher as melhores ferramentas para o trabalho e a segurança de saber que essas ferramentas vão trabalhar juntas. Mas, muitas vezes, eles acham que os dados que eles precisam não são interoperáveis através dos 
fluxos de trabalho dos seus diferentes softwares", disse Bryn Fosburgh, vice-presidente responsável pela Divisão de Construção e Tecnologia da Trimble. "A visão compartilhada pelas nossas empresas é dar aos usuários uma escolha, ao invés de ditar o que eles devem usar. Estamos satisfeitos em colaborar com a Nemetschek a respeito destas importantes iniciativas."

"Nossos clientes já desfrutam dos benefícios da integração do fluxo de trabalho entre a maioria dos nossos produtos. Esta colaboração nos permite adicionar uma abrangência estratégica no topo de tudo o que fazemos", disse Patrik Heider, porta-voz e Diretor Financeiro e de Operações (CFOO) do Grupo Nemetschek. "Isso vai nos permitir 
ofertar melhor aos nossos clientes soluções de fluxo de trabalho de ponta-a-ponta , que cobrem todo o ciclo de vida AEC de forma totalmente transparente e 'aberta'."

A Trimble e a Nemetschek vão fornecer atualizações sobre iniciativas de colaboração específicas conforme a parceria progride.


Sobre a GRAPHISOFT

GRAPHISOFT® iniciou a revolução BIM em 1984 com o ArchiCAD®, o primeiro software BIM da indústria para arquitetos. A GRAPHISOFT continua a liderar o setor com soluções inovadoras, tais como seu revolucionário BIMcloud®, o primeiro ambiente de colaboração BIM do mundo em tempo real, EcoDesigner™, a primeira solução BIM de projeto "verde" primeiro totalmente integrada e o BIMx®, o líder mundial em aplicativo móvel para visualização do BIM. A GRAPHISOFT tem sido parte do Grupo Nemetschek desde a sua aquisição em 2007.Visite www.archicad.com/br para ver os marcos mais importantes na história de 30 anos do ArchiCAD.